Atenção físicos, químicos, engenheiros e matemáticos de plantão. Vocês, que estudaram Cálculo I a IV não estão devidamente atualizados nos mais modernos conceitos matemáticos desenvolvidos na Academia Atlantis pelo Agnaldo - meu amigo e técnico de natação que me acompanhou ao Canal da Mancha.
Ele desenvolveu técnicas que aliam a ciência exata aos princípios motivacionais mais eloquentes e eficazes para a prática da natação de longas distâncias. Vou citar apenas um exemplo, de tantos já presenciados por nossos colegas de academia, ocorrido há cerca de duas ou três semanas:
Eis que chego à piscina às 6 da manhã para meu treino diário. Com muito sono, leio as linhas do treinamento CUIDADOSAMENTE PREPARADO pelo Agnaldo. Via de regra, no ritmo atual de treinamentos, os volumes têm se posicionado em torno dos 7200 metros diários (naquela semana, hoje já passaram dos oito mil). Pois naquele exato dia, o total indicado na folha de treinos somava apenas 4500 metros.
- Não pode ser verdade. - pensei com meus botões, ou melhor, com minha sunga - Deve ter algum erro de soma aqui!
Não foi necessário procurar muito e logo percebi que, do lado esquerdo, o treino determinava um tiro de 3000m e, do lado direito, onde a planilha somava as metragens, por um erro de digitação, apareceu apenas 300m. Daí a diferença de 2700m que determinava - como já esperava - que a distância nadada total fosse os mesmos 7200m.
E lá fui eu, nadando feliz e contente - animado, ao ponto de fazer quase mil metros a mais só para ultratassar os oito mil no dia. Ao fim do treino, refiz as contas no papel e percebi que o treino de 7200 era, na verdade, um total de 7700m. "A Planilha" não havia somado o aquecimento de 500m, segundo a versão agnaldiana. Isso quer dizer que, de um inocente treino de 4500 metros eu acabei nadando 8600!
Pode perguntar pra qualquer um lá na Atlantis - nas planilhas, ele nunca errou para mais, só para menos! Será que é problema do Bill Gates? Algum mau contato de software?
Seja como for, trata-se de uma avançada técnica matemático-motivacional, não acham?
Cinco destemidos nadadores encaram o desafio de nadar 170 km no Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. Sem se deixar esmorecer pelos fortes redemoinhos e pelas altas ondas provocadas pelo vento terral, eles têm boas histórias para contar. Em meio a um povo humilde e hospitaleiro, marcado por uma forte diferença social eles cumprem seu objetivo: evidenciar a necessidade de preservação do rio e de seu ecossistema. Embarque nesta aventura!
Total de visualizações de página
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Percival, tudo bem? :)
ResponderExcluirHum... - Vinte anos depoooois - Porque o meu cérebro demora um pouco para processar certos dados matemáticos, concluí: Você realmente nadou mais que os 8000m. que gostaria de ter nadado naquele dia e pela planilha, quase o dobro do explanado! Gostei! De fato é um método bem motivador! Pode passar esse modelinho para o meu treinador? :D - Só tem um pequeníssimo detalhe... Não nado 8600m. numa semana inteira!- Imagina isso tudo numa única manhã! É para poucos, realmente!
Um grande abraço!
Força ao cardume do Velho Chico!
Estou na contagem regressiva! ;D
vou fazer o comentário dos comentários: Obrigado Eliana por acompanhar o nosso blog,fazendo o seus comentários de uma forma inteligente e agradável de se ler. Foschini
ResponderExcluirDe nada, Foschini! :)
ResponderExcluirEu é que agradeço as notícias, dicas do esporte aquático, sobrevivência em redemoinhos, etc, etc... que recebo quase que diariamente através desse blog, pela escrita que já tanto admiro do Percival! :)
Ah! E como tem passado a Lua? Vocês têm se visto muito ultimamente? :D
Aliás! Prazer em conhecê-lo! :D
Um forte abraço!
E... Vamos que vamos peixarada do 170km.!