Foi com esse título que o editor e agora amigo Rodrigo de Oliveira publicou um artigo com fotos deslumbrantes sobre nosso projeto no Velho Chico em uma revista digital de alcance mundial, chamada Revista Volta ao Mundo.
Reproduzo no link a seguir o conteúdo da matéria, em formato PDF:
Nadando no Velho Chico
Vale a pena conferir.
Espero que gostem.
Cinco destemidos nadadores encaram o desafio de nadar 170 km no Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. Sem se deixar esmorecer pelos fortes redemoinhos e pelas altas ondas provocadas pelo vento terral, eles têm boas histórias para contar. Em meio a um povo humilde e hospitaleiro, marcado por uma forte diferença social eles cumprem seu objetivo: evidenciar a necessidade de preservação do rio e de seu ecossistema. Embarque nesta aventura!
Percival...gostei muito da matéria e as fotos são lindas. Dá pra adiantar uma curiosidade? Venta em qq época do ano ou como vc relatou, o tempo para o reconhecimento foi insuficiente...? Vc é um guerreiro de ponta...lendo o relato, senti as dificuldades da segunda etapa.
ResponderExcluirLindas mesmo, não? O editor é um baiano apaixonado pelo Rio São Francisco. Ele caprichou.
ResponderExcluirVenta o ano inteiro sim. No entanto, há relatos de que os ventos são mais fortes no início do ano, não sei precisar o mês, mas eu tenho lá minhas dúvidas. A situação no segundo dia foi muito crítica - não tinha para onde fugir, em todos os cantos tinha muita onda. Judiou demais.
Em nossa viagem de reconhecimento, pudemos avaliar somente os primeiros 5 ou 6 quilômetros do rio, a partir de Piranhas. Aquilo é uma imensidão de grande.
Poderíamos ter estudado melhor o tema e tentado tirar proveito da situação - fica para uma outra oportunidade, quem sabe.