Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cap.1 - Um belo logo para uma distância crível

Poucos dias antes de nossa Travessia, enviei ao Foschini uma sugestão de logotipo para nossa empreitada. Ele foi concebido por meu grande amigo Willian Shinzato, companheiro de natação em São Caetano e que tem um viés artístico muito apurado. Foi ele também quem criou o logo da Travessia 14 Bis, que foi ao conhecimento de todos no ano de 2011, usado amplamente em toucas e camisetas da prova.
Acredito que não houve tempo para utilizá-lo, mas gostaria que todos o conhecessem, pois foi feito exclusivamente para este evento e não deve (nem pode) ser usado em eventos subsequentes. Aí está:


Lindo, não? Inspirado na paisagem local, ele integra perfeitamente o nadador ao ambiente de nosso desafio e proporciona informações precisas sobre o evento.
Sobre a distância nadada, tivemos inúmeras discussões. O Foschini inicialmente afirmava que seriam mais de 200 Km nadados. Eu medi pelo Google e contestava o número, dizendo que seriam apenas 170.
Para variar, não tínhamos consenso entre eu e o Foschini. Ele dizia que, nas tortuosidades do rio, o nadador acabaria por nadar muito mais. Eu afirmava que era pouca a diferença e, quando mostrei geometricamente que a diferença entre o cateto adjacente e a hipotenusa era pouca quando o cateto oposto era pequeno, ele ficou me olhando com cara de interrogação e abandonou a discussão.
Quando eu cheguei a Maceió, recebi uma camiseta da prova com os dizeres: "180 Km no Velho Chico".
- Bom, pensei, pelo menos uma parte da explicação foi aceita!
Durante os dias de nossa prova, os bombeiros nos ajudaram bastante com seu GPS. Eles puderam certificar as distâncias nadadas a cada dia. Para minha felicidade, pude constatar que as distâncias que eu defendia estavam muito próximas da realidade. Lembro-me de uma diferença de apenas cem metros num dia - e para menos! Isso ajuda a dar credibilidade ao evento.
A Travessia 14 Bis já sofreu muito com essa história. Por mais de trinta anos, ela foi divulgada como tendo extensos 42 Km quando, na verdade, tem apenas 24. Hoje, até um pouco menos - uns 23 quilômetros e pouquinho - por ter sido encurtada para antes da balsa em Bertioga. Eu já participava de sua organização quando decidimos acabar com esse desvio de informação. O Major Cézar - esse incansável batalhador e defensor desta magnífica prova - fez as medições e eu passei a divulgar o fato. Mas até hoje ainda tem gente que se refere à prova como os 42 Km.
Na época do Velho Chico, pensamos em concluir a prova de Penedo até a foz do rio. Isso daria apenas mais 40 Km. No total, são 210 Km de desafios de Piranhas até a foz. Infelizmente não foi possível, dada a programação com as prefeituras locais. Mas guardem este número, antes que seja distorcido e inflado por pessoas que querem parecer mais do que realmente são. Eu defendo a transparência e exatidão com o claro objetivo de manter a credibilidade da prova.
No transcorrer da prova, ouvimos relatos de moradores locais que dramatizaram ainda mais as distâncias, afirmando a impossibilidade de cumpri-los. Isto influenciou alguns dos nadadores negativamente, como veremos adiante, levando a resultados pouco realizadores.
Vocês conhecem aquele história da única rã que chegou no topo por que ela era surda e não ouviu as críticas de que sua missão era impossível? Acho que tive esta sorte. Minto - não foi "sorte" no sentido da palavra. Apenas mantive-me fiel aos meus princípios técnicos e às distâncias calculadas: eu havia me preparado para aquilo e foi exatamente aquilo que consegui cumprir, com muito esforço!

3 comentários:

  1. A touca ficou linda...Parabéns Willian !
    Percival....do jeito que vc fala dá a impressão que 40 km é um tirico de nada. A 14 BIS pra vc então é um riachinho...rsrsrsr...Quem sabe, daqui a alguns anos ( muito bem nadados) eu tenha essa visão em relação a distâncias.
    Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  2. Lúcia, eu tenho o maior respeito por 40, por 24 ou mesmo por 4 ou 6 km. Cada prova é única e, em águas abertas, a natureza é quem manda! A 14 Bis é uma prova harmoniosa por que estamos em sintonia com as marés. Nadamos 24 Km, contamos pra todo mundo isso, mas a natureza ajudou - e muito!
    Temos que buscar sempre esta sintonia. O dia em que um nadador subestimar a natureza, ele pode ser surpreendido. Respeito em todas as provas, independentemente de sua extensão!
    Obrigado por seu comentário! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Inspirador seu Blog! Fiquei imaginando um revezamento Penedo até a foz do rio 😬😉

    ResponderExcluir