Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A extensão do desafio...

É interessante apresentar alguns dados sobre esta travessia única no Brasil. Não quero dizer que não houve travessias em outros rios brasileiros - todos nós sabemos que sim. No entanto, o que difere e chama a atenção nesta aqui é seu cunho ambiental e sua função de chamar a atenção para a realidade sustentável do Baixo São Francisco. Falaremos sobre isto em outra ocasião - hoje gostaria de salientar os pontos marcantes de nossa travessia.
Largaremos da cidade de Piranhas, à jusante da usina de Xingó, no dia 4 de outubro próximo. É o dia de São Francisco, padroeiro do rio e de várias cidades na região. A previsão é que nademos por volta de oito horas até chegar no município de Pão de Açúcar, a 45 Km de água do ponto de origem. O trajeto tem paisagens lindas, mas também tem os pontos que merecem atenção - redemoinhos e corredeiras. Faremos uma visita de reconhecimento da região ainda esta semana - posteriormente, trarei mais informações.
No segundo dia,  o trajeto é ainda maior - são 57 Km de nado até a cidade de Traipu. Estimamos cerca de dez a onze horas de nado. Neste ponto, os atletas já carregam o cansaço do dia anterior. Não será tarefa fácil. Mas São Francisco vai ajudar...
No terceiro dia, o trajeto até a cidade de Porto Real do Colégio tem aproximadamente 33 Km de extensão natatória. Estimamos cerca de seis a sete horas de nado. Os efeitos da maré começam a se apresentar (por nossas estimativas - verificaremos a realidade in loco) e passamos a administrar os horários de nado em função das  marés. Os intervalos de descanso ficam mais complicados e os atletas já estão exaustos.
No quarto e último dia nadamos mais 35 Km até a cidade de Penedo no mesmo tempo estimado para a etapa anterior. Os sobreviventes (rsrsrsrs) participam de comemoração no dia seguinte em um evento comemorativo - travessias da Federação Alagoana de Natação - em Penedo.
Só para dar um gostinho, vejam uma foto aérea do Rio próximo à cidade de Traipu.

Se é bonito assim de verdade, na semana que vem eu conto para vocês...



4 comentários:

  1. NÃO ACREDITO QUE EU SÓ FIQUEI SABENDO DISSO AGORA!! Tudo bem que ando meio fora do ar...... Acabei de falar com o Percival. PARABÉNS pelo Projeto!! Esse é um sonho meu também, o lugar é lindíssimo. Ah, Percival, agora fiquei sabendo da sua equipe. A maioria são "carinhas" conhecidas por mim. Tem só um que não lembro ter visto. Fiquei muito feliz do Alessandro fazer parte da equipe. Ele acompanhou o nosso projeto do Canal inteiro. É uma pessoa muito querida. Sempre nos mandou mensagens de incentivo. Parabéns, Alessandro, esse será o seu desafio, e que belo desafio!! Vou acompanhar vocês e torcer muito. Sucesso!! Beijo, Lu

    ResponderExcluir
  2. E aí, Percival! Vai com fé! E realmente, para você, nada é impossível, não é mesmo!
    Força e coragem para todos os participantes do projeto!
    De agora em diante, estarei com vocês, enviando vibrações positivas e torcendo muito, muito mesmo, em cada braçada vencida!
    Força aí, brasileiros!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos votos de sucesso. Neste momento estou no aeroporto preparando mais um post no blog.
    O projeto foi divulgado de forma meio tardia por que havia o risco de não sair. Agora eu estou um tanto mais seguro que conseguirei manter os treinos e resolvi botar a boca no trombone.
    Abraços mil!

    ResponderExcluir
  4. Lu, não estamos entrando numa "gelada" como vocês entraram... A expectativa é de água quente, o que já facilita bastante. Na hora da dificuldade vou lembrar que vocês ficaram mais de uma hora nadando contra a correnteza e contra a incerteza de conseguirem prosseguir, mas foram fortes e venceram! Muito obrigado pela consideração e torcida. Um grande abraço!

    ResponderExcluir